Diário de bordo das aulas de Didática
A primeira coisa a ser dita aqui, antes de tudo, é que isto não é um diário de bordo. Parte do processo disso aqui exige honestidade então algumas verdades precisam ser ditas: eu, de verdade, achei que conseguiria manter uma boa rotina de escrita no diário de bordo... mas nem sempre as coisas são como esperávamos. Porém, antes tarde do que nunca, certo?
Ok, agora um pouco de contexto: eu já havia tido uma aula com a professora Rita, lá em 2019, quando a gente ainda achava normal uma sala com mais de quarenta pessoas e porta fechada (tudo bem que ela ficava aberta já que o ar e o ventilador não funcionavam). Mas foi uma experiência, e muito boa por sinal. Desde o ensino médio eu não tinha uma dinâmica de debate em grupo como foi a daquela primeira aula, até quase consegui um bom movimento de 'despanelização' (digo quase porque apesar de serem de cursos diferentes, dois deles eram meus amigos).
Como mencionado antes, isso não é um diário de bordo. Ao invés de comentar sobre a melhor parte de cada atividade, vou me limitar a apenas uma. Mas não será a minha favorita, pois esta seria isso que estou fazendo agora e não tenho muita habilidade metalinguística.
Mais ou menos no meio do período, tivemos o estudo e leitura sobre as teorias de currículo. Além disso, também fizemos um trabalho sobre. Meu grupo ficou com a parte de introduzir e definir o que é uma teoria de currículo, e, apesar de não encontrar muita informação sobre logo de cara, foi muito interessante ver o quão recente na história o conceito de currículo é (o texto que definia foi publicado na virada pro século XVII). Como as primeiras universidades foram criadas por volta do século XI-XII, as normas e pautas de ensino eram outras, imagino, e isso me deixa completamente no escuro. Se já é impactante, a ponto de causar certo estranhamento, ler e ver sobre como eram as instituições de ensino que se baseavam nas teorias de currículo tradicional, como ocorriam as coisas antes dele? Algo a se pensar.
Bom, não vou mais me delongar professora, imagino que você ainda tenha outros diários de bordo pra ler -mesmo que este não seja um deles- e não quero que você se canse demais. Foi um semestre muito proveitoso, mesmo com todas as barreiras do ensino à distância, e espero que o nosso projeto de extensão cresça a cada encontro!